Matéria foi ao ar no Jornal Nacional dessa sexta-feira (25)
A usina de Itaipu foi um dos destaques da reportagem especial que o Jornal Nacional exibiu na noite dessa sexta-feira (25), da série que comemora os 60 anos da Rede Globo. Itaipu foi escolhida como um dos destaques da região Sul do Brasil. Durante 3 minutos e 40 segundos, parte da história da hidrelétrica foi resumida em imagens de arquivo e da atualidade.

Para produzir a reportagem, um time de jornalistas, liderado pela repórter Dulcinéia Novais, esteve em Foz do Iguaçu em meados de janeiro e gravou durante dois dias na usina, em diferentes pontos.
Dulcinéia conversou com operadores brasileiros e paraguaios na Sala de Supervisão e Controle Central (CCR), passou por pontos icônicos da usina, como a Galeria dos Geradores e o eixo da turbina, e desceu até a cota 40, antigo leito do Rio Paraná.

Antigas reportagens do JN, da época da construção da usina, foram exibidas a um grupo de ex-barrageiros, que hoje atuam como monitores do Complexo Turístico Itaipu (CTI). O bate-papo foi na área de convivência do Escritório Central.
No dia seguinte, a equipe de TV acompanhou a visita de três deles a um lugar inusitado até para os antigos construtores da Itaipu: o túnel da elevação 123 e seus belos canais.

Fez parte do grupo o ex-barrageiro Lazo Cardoso, que faleceu dois meses após as gravações, no dia 15 de março, aos 71 anos. Natural de Andradina (SP), Lazo trabalhou na Itaipu de 1978 a 1990, como auxiliar técnico, e desde 2016 recepcionava turistas e contava histórias da época da construção. A exibição da reportagem no telejornal de maior audiência do País foi uma bela e justa homenagem ao ex-barrageiro.
A matéria na íntegra está disponível no site do Jornal Nacional.
Veja abaixo mais fotos do making of da reportagem.





