Produzido a partir de eletrólise da água utilizando energia renovável, como a hidrelétrica, o hidrogênio verde é visto como a chave para a descarbonização de setores industriais e de transporte que dependem de combustíveis fósseis.
A Itaipu, junto ao Itaipu Parquetec, participa de pesquisas para tornar essa tecnologia viável e acessível, contribuindo para sua implementação em larga escala.
Depois de produzido, o Hidrogênio pode ser usado como combustível no lugar de gasolina ou diesel, mas sem soltar fumaça que prejudica o meio ambiente, liberando apenas água pelo cano de escape! Assim, ele ajuda a proteger o ar, a água e o solo que usamos para viver e plantar.
O Hidrogênio de Baixo Carbono (H₂V) é uma solução limpa e inovadora. Ele pode ser usado como combustível para tratores, máquinas e transporte, ou ainda funcionar como uma espécie de “bateria”, armazenando energia gerada por fontes renováveis (como painéis solares ou turbinas eólicas) para uso posterior.
Isso é especialmente útil em áreas rurais, onde pode haver dificuldade de acesso constante à energia elétrica. Um exemplo prático de uso possível em um futuro é uma fazenda que usa energia solar durante o dia, que poderia armazenar o excedente em forma de hidrogênio verde para usá-lo à noite em sistemas de irrigação.
A Itaipu lidera o processo de transição energética no Brasil através do incentivo o uso de energias renováveis e desenvolvimento de produtos de baixo carbono, visando atender ao Acordo de Paris e zerar a emissão de carbono do setor de energia até 2050.
Os biodigestores transformam resíduos orgânicos em biogás, que pode ser convertido em biometano – uma alternativa sustentável ao gás natural. Itaipu desenvolve projetos que incentivam a adoção dessa tecnologia em áreas rurais e urbanas, promovendo a economia circular e a redução de emissões de metano.
O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é feito a partir de resíduos orgânicos e fontes renováveis, como restos de plantas ou alimentos. Ele é uma alternativa mais limpa que reduz muito a poluição causada pelos aviões.
Execução de práticas mecânicas e culturais de conservação, tais como terraceamento agrícola; controle de voçorocas; adequação de estradas; construção de cercas para isolamento da mata ciliar; plantio de árvores; e proteção e recuperação de nascentes.
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados