Um exemplo disso é que, em junho de 2024, foi inaugurada na Itaipu a primeira planta piloto do Brasil para produzir petróleo sintético usando biogás (um gás renovável feito de resíduos). Esse projeto, chamado Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, tem como foco criar combustíveis mais sustentáveis e proteger o nosso planeta.
O SAF é uma solução inovadora e sustentável que pode beneficiar diretamente a agricultura e a pecuária. Ele é produzido a partir de resíduos orgânicos e fontes renováveis, como biomassa agrícola, esterco e restos de colheita. No futuro, poderá ser usado, por exemplo, em:
A Itaipu lidera o processo de transição energética no Brasil através do incentivo o uso de energias renováveis e desenvolvimento de produtos de baixo carbono, visando atender ao Acordo de Paris e zerar a emissão de carbono do setor de energia até 2050.
Os biodigestores transformam resíduos orgânicos em biogás, que pode ser convertido em biometano – uma alternativa sustentável ao gás natural. Itaipu desenvolve projetos que incentivam a adoção dessa tecnologia em áreas rurais e urbanas, promovendo a economia circular e a redução de emissões de metano.
Produzido a partir de eletrólise da água utilizando energia renovável, como a hidrelétrica, o hidrogênio verde é visto como a chave para a descarbonização de setores industriais e de transporte que dependem de combustíveis fósseis. A Itaipu parcipa de pesquisas para tornar essa tecnologia viável e acessível.
Execução de práticas mecânicas e culturais de conservação, tais como terraceamento agrícola; controle de voçorocas; adequação de estradas; construção de cercas para isolamento da mata ciliar; plantio de árvores; e proteção e recuperação de nascentes.
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados