Além de ser um importante atrativo turístico, a empresa atua, alicerçada no cumprimento dos seus objetivos estratégicos, na promoção da atividade turística no Destino Iguaçu, como forma de estimular o desenvolvimento regional.
Desde o início da sua construção, a Itaipu tornou-se um ponto de interesse nacional e internacional, passando a receber ampla cobertura da mídia e curiosidade da sociedade pela sua ousadia técnica e grandiosidade.
Este interesse crescente, à medida em que o empreendimento foi levantado, gerou um grande fluxo de visitantes, que vinham dos mais diversos pontos do planeta para conferir o avanço das obras de perto.
Embora a visitação tenha sido aberta em 1977, a primeira visita de Itaipu que se tem registro foi em 15 de abril de 1976. A usina ainda era um imenso canteiro de obras quando recebeu 27 integrantes do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.
Em 2004, o turismo foi incluído no planejamento estratégico de Itaipu, momento em que recebe um novo olhar e uma nova forma de atuação mediante duas dimensões:
Itaipu produto turístico, focada na atuação do Complexo Turístico Itaipu (CTI)
Itaipu indutora do turismo, que visa consolidar o desenvolvimento socioeconômico da sua área de abrangência, especialmente considerando a importância da temática no espaço em que está inserida.
A partir de 2007, a margem esquerda de Itaipu adotou como modelo de gestão a concessão da operação do CTI ao Itaipu Parquetec.
Todo o recurso financeiro é destinado à operação das visitas turísticas e ao Fundo de Investimentos do Itaipu Parquetec, que mantém ações voltadas para ciência, tecnologia, cultura, educação, empreendedorismo, turismo e transformação social. Desde então, o
número de visitas à Itaipu apresentou crescimento sustentável, ultrapassando a marca de 1 milhão de visitantes por ano, no Brasil e no Paraguai.
Destinada ao público em geral, com atendimento todos os dias do ano, e operadas pelo Turismo Itaipu, oferece diversas opções de visitas à Usina, com trajetos internos e externos, e também ao Ecomuseu e ao Refúgio Biológico.
Visitas em grupo, gratuitas, ofertadas para instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior, de caráter educativo durante o ano letivo. Não são ofertadas durante as férias escolares e feriados prolongados.
Visitas de caráter oficial, gratuitas e realizadas em dias úteis para instituições e organizações que desejam entender melhor o papel da Itaipu na produção de energia limpa e renovável. O agendamento é sujeito à disponibilidade.
Para conhecer as opções de passeios pelo lado paraguaio da usina, visite o site da Itaipu Paraguai (em espanhol).
Visando cumprir sua missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai, a Itaipu apoia ativamente o turismo na região, e conta com representação no Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR), Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR), Instituto de Promoção Turística do Iguaçu (Visit Iguassu), Fundo Iguaçu, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz (CODEFOZ) e no Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu (CONPARNI).
Conheça tudo que o Destino Iguaçu oferece, e planeje sua viagem ou evento acessando o site do
Visit Iguassu.
Desde 1977, mais de 25 milhões de pessoas de 209 países ou territórios já visitaram a usina nas margens brasileira e paraguaia.
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados