A Itaipu é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. A empresa busca atuar em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios.
A Itaipu tem políticas, diretrizes e objetivos que preveem a gestão transparente e o acesso à informação, formalizada na norma de transparência destacando-se as seguintes inciativas:
Código de Ética da Itaipu tem como objetivo explicitar os valores, princípios éticos e padrões de conduta que devem guiar as relações entre os conselheiros, diretores, empregados da Itaipu e toda sua cadeia de valor. Seu intuito é gerar e manter um compromisso recíproco pela adoção de uma postura transparente, que valorize a ética e contribua para a credibilidade da Itaipu perante a sociedade.
Comitê de Ética da Itaipu é responsável por analisar os casos evidenciados, detectados ou submetidos à consideração do Colegiado, com base no Código de Ética e nos demais instrumentos normativos da Entidade. O Comitê emite pareceres sobre esses casos, os quais são encaminhados para apreciação e providências das autoridades da Itaipu.
Código de Ética da Itaipu
A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) tem como principal aspecto a identificação de riscos e o estabelecimento de controles internos que certifiquem a autenticidade, integridade e transparência das informações utilizadas na elaboração das demonstrações financeiras. A aderência às normas da Lei SOX se converteu em uma das principais ações de melhoria da Governança Corporativa por parte da Itaipu nos últimos anos.
Prezando pela transparência, a Itaipu disponibiliza em seu site todas as Demonstrações Contábeis e demais Informações Suplementares, que foram submetidas e aprovadas pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração da entidade.
O Enterprise Resource Planning – ERP SAP, implantado na Itaipu em junho de 2006, é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial que permite a integração dos diversos departamentos da empresa e a automatização dos processos, proporcionando um melhor gerenciamento das informações e redução de custos.
As contratações de serviços e obras e a aquisição de bens na Itaipu ocorrem por meio de licitação, nas modalidades concorrência, tomada de preços, coleta de preços, pregão e concurso, exceto nas condições e hipóteses previstas na Norma Geral de Licitação para os casos de Aquisição Direta.
Para promover a transparência, agilidade, redução do consumo de recursos (papel, impressão, correios) e ampliar a participação de fornecedores nos processos de compras, a Itaipu implantou o Portal de Compras Eletrônicas (ComprasE). Em funcionamento desde 2014, a ferramenta já trouxe muitos ganhos para a empresa e já foi reconhecida com duas premiações (Prêmio Notabile CIO Brasil e o Prêmio 19 de Março de Melhor Inovação 2014 – Categoria Sistemas de Pregão Eletrônico).
A Ouvidoria é um canal de atendimento que tem por finalidade estabelecer a interlocução entre a Itaipu e seus diversos públicos, contribuindo para a gestão participativa e transparente e, assim, para o aperfeiçoamento das suas práticas empresariais.
Ao instituir o Sistema de Integridade e Compliance, a Itaipu busca aperfeiçoar sua governança por meio de um conjunto de ações contínuas que visam prevenir, identificar e coibir atos ilícitos contra a entidade (fraude e corrupção) e garantir o cumprimento dos normativos, procedimentos e requisitos que façam parte do sistema por parte dos membros da Diretoria, do Conselho, empregados, colaboradores, intermediários e terceiros.
Política de Integridade
A Itaipu reconhece a importância e respeita a privacidade de seus públicos de interesse e protege seus dados pessoais. A utilização destes por parte da empresa ocorrerá somente e quando estritamente necessário ao alcance de finalidades legítimas, observando-se a boa-fé, as boas práticas, as legislações vigentes e aplicáveis, brasileira e/ou paraguaia, e os princípios universais de finalidade, necessidade, adequação, transparência, qualidade, livre acesso, não-discriminação, segurança, prevenção, responsabilização e prestação de contas, visando minimizar eventuais impactos aos seus titulares.
A Itaipu reconhece que o Sistema de Gestão de Riscos Corporativos está diretamente relacionado à sua sustentabilidade empresarial e à criação de valor para seus públicos interessados, ao estabelecer uma cultura de tomada de decisões baseada em risco.
A empresa adota as melhores práticas de governança corporativa e entende que a gestão de riscos, conjuntamente com a adoção de ferramentas de controle de mitigação que sejam efetivas, tem o intuito de aprimorar seu modelo de gestão, manter a transparência e a qualidade das suas informações divulgadas interna e externamente, buscando melhor reputação perante a sociedade e um diferencial na geração de valor para os seus públicos interessados.
Menu de transparência, contendo informações como os documentos oficiais da entidade, informações sobre os Recursos Humanos, informações institucionais, Relatórios Financeiros, Anuais e de Sustentabilidade, diretrizes do Planejamento Estratégico e perguntas frequentes.
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados