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Ouvidoria

A Ouvidoria aproxima ITAIPU de seus diversos públicos, transformando reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informações/providências ou elogios em oportunidades de melhoria nos processos e atividades empresariais.

A Ouvidoria é um canal de atendimento que tem por finalidade estabelecer a interlocução entre a ITAIPU e seus diversos públicos, contribuindo para a gestão participativa e transparente e, assim, para o aperfeiçoamento das suas práticas empresariais.

Ligada diretamente ao Conselho de Administração, a  Ouvidoria está preparada para analisar e dar encaminhamento às manifestações, buscando, junto às áreas competentes, soluções definitivas no menor prazo possível, tendo como prazo normativo de até 15 dias úteis para resposta. Tem como um de seus princípios o acolhimento com atenção, discrição e respeito à diversidade de opiniões.

Ouvidoria online

Abra uma manifestação de forma totalmente eletrônica, sendo opcional a identificação pessoal.

Para sua privacidade, você será redirecionado para a página da Itaipu na plataforma Contato Seguro.

E-mail

Envie um e-mail para ouvidoria@itaipu.gov.br

Carta

Envie uma carta para a Ouvidoria da Itaipu

Itaipu Binacional – Centro Executivo
Ouvidoria-Geral
Av. Sílvio Américo Sasdelli,800
Itaipu A – 85.866-900
Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil

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Requisição de Dados Técnicos

Para solicitar dados técnicos, seja para fins acadêmicos ou outros, preencha o formulário disponível abaixo e encaminhe através da Ouvidoria online

Baixar formulário para Requisição de Dados Técnicos

Para que serve a ouvidoria?

Para estabelecer o diálogo entre a ITAIPU e seus diversos públicos, analisando e respondendo às manifestações, de forma ágil e objetiva, contribuindo com as melhores práticas de governança corporativa.

É por meio das manifestações recebidas que a Ouvidoria pode oferecer informações e sugestões para o aprimoramento de rotinas e processos de trabalho, além da qualidade dos serviços prestados.

Atribuições da Ouvidoria

São

Receber e analisar reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informações/providências ou elogios, referentes a procedimentos e ações da ITAIPU, buscando, junto às áreas competentes, o atendimento e/ou solução;​

Dar conhecimento à Diretoria e ao Conselho de Administração da ITAIPU sobre as questões que lhe forem apresentadas;
Garantir o direito de resposta ao manifestante, no menor prazo possível, de forma clara e objetiva;​
Acompanhar as manifestações até a solução final;

Respeitar o sigilo dos dados do manifestante e o anonimato, caso requeira.​

Não são

Apurar denúncias de irregularidades e infrações;​

Atuar como central de atendimento;

Substituir outros canais de relacionamento existentes, disponíveis para acesso no site da empresa;

Substituir outros canais de relacionamento existentes, disponíveis para acesso no site da empresa;

Exercer o papel que cabe primeiramente aos Gerentes da ITAIPU, quando se tratar da resolução de problemas ou conflitos de suas equipes de trabalho;

Substituir comitês, grupos de trabalho e sindicatos nas atribuições que lhes competem.

Como atua a Ouvidoria da Itaipu

Utilizando rotinas, procedimentos e sistema informatizado que permitem o registro e acompanhamento de todas as manifestações recebidas, a atuação da Ouvidoria pode ser resumida em dois principais focos:

  • Registrar e dar o tratamento adequado às manifestações, respondendo com integridade e respeito, de forma ágil e objetiva aos manifestantes;

  • Sugerir mudanças de procedimentos, mediante análise e interpretação das percepções dos interessados, com produção de relatórios e recomendações, indicando oportunidades de melhoria.

Ouvidoria em números

Tipo de manifestação

Forma de contato

Manifestação por origem

Prazo de atendimento

Atendimento da demanda

Voltaria a usar a ouvidoria