A Itaipu dispõe de um Hospital Veterinário para o atendimento a animais silvestres.
Saiba MaisAs atividades mais diretamente relacionadas ao ODS 15 são concentradas nas seguintes atividades: implementar um programa de gestão integrada de recursos naturais, protegendo e restaurando ecossistemas de água doce com a participação de comunidades locais e todas as partes interessadas relevantes; implementar um programa abrangente e amplo de reflorestamento e restauração nas áreas de influência da Itaipu; promover a conservação da biodiversidade; e implementar um programa abrangente de coleta de dados, análise estatística e desenvolver parâmetros relevantes para os ecossistemas, florestas, desertificação, degradação da terra e biodiversidade.
A Itaipu dispõe de um Hospital Veterinário para o atendimento a animais silvestres.
Saiba MaisOs estudos da ictiofauna na área de influência de Itaipu começaram em 1977, envolvendo universidades e entidades governamentais. Desde então, 221 espécies de peixes foram identificadas no rio Paraná e seus afluentes.
Saiba MaisO Canal da Piracema, inaugurado em 2002, é uma importante medida de mitigação do impacto ambiental da construção da usina. Trata-se de um corredor ecológico de 10,3 km que permite a migração de peixes, superando o desnível de 120 metros da barragem de Itaipu.
Saiba MaisA Itaipu desenvolve o maior programa de reflorestamento do mundo já feito por uma hidrelétrica. Desde 1979, já promoveu o plantio de mais de 24 milhões de árvores somente na margem brasileira. Estima-se que foram cerca de 44 milhões em ambos os países.
Saiba MaisO rápido desenvolvimento de energia limpa e renovável é crucial para cumprir as metas do Acordo de Paris, que visam a limitar a temperatura média global de maneira que os piores impactos das mudanças climáticas possam ser evitados, incluindo tempestades e secas mais severas.
Saiba MaisA preservação do meio ambiente está no DNA da Itaipu. Concebida nos anos 1970, a usina foi pioneira pelo conjunto de ações de proteção e conservação da biodiversidade regional que empreende desde então.
Saiba MaisCom 976 hectares que somam remanescentes de áreas naturais, e outras regeneradas ou de proteção permanente em duas microbacias, conecta o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) às áreas protegidas da Itaipu Binacional.
Saiba MaisA Itaipu mantém dez reservas e refúgios biológicos localizados no Brasil e no Paraguai, além da Faixa de Proteção do Reservatório, nas margens em ambos os países. No total, são mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica ao redor do reservatório (aproximadamente 40 mil do lado brasileiro). Esse conjunto...
Saiba MaisA Escola Internacional para a Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional com foco na gestão do conhecimento, capacitação e comunicação estratégica nas temáticas de sustentabilidade, desenvolvimento territorial sustentável e ESG.
Saiba MaisMuito mais que um local de conservação da natureza, o RBV. Ele abriga diversas pesquisas e funciona como um espaço de educação para a sustentabilidade.
Saiba MaisConecta as reservas e refúgios em torno do reservatório, constituindo uma parte importante do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. A largura média é de 208 metros e a extensão alcança 2,9 mil km
Saiba MaisA Itaipu segue princípios de desenvolvimento sustentável refletidos em suas ações e programas integrados para a promoção do bem-estar social, crescimento econômico e proteção ambiental, contribuindo para a prosperidade do Brasil e do Paraguai. Conheça as principais ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados