1. Home
  2. Sustentabilidade
  3. Governança
  4. Compromissos Voluntários

Compromissos voluntários

A atuação socioambiental faz parte da história da Itaipu. Desde o projeto, a empresa planejou, implantou e, 50 anos após sua fundação, amplia e colhe os frutos de medidas que refletem cuidados com as pessoas e o meio ambiente.

Exemplos disso são os mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica protegidos ao redor do reservatório, ou as cerca de 3.500 famílias de agricultores familiares que vivem próximas a esse cinturão verde e recebem assistência técnica para a produção agrícola sustentável.

A atuação socioambiental faz parte da missão da empresa: “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.” No planejamento empresarial, essa missão se desdobra em 10 objetivos estratégicos, com destaque para o OE 3 (Desenvolvimento sustentável na área de influência, considerada as especificidades de cada país), OE 6 (Garantir a segurança hídrica, consolidando o processo de gestão socioambiental) e OE 7 (Contribuir com o desenvolvimento sustentável, turístico, energético, tecnológico e com a pesquisa e inovação nas áreas de interesse, considerando as especificidades de cada país). Os objetivos estratégicos, por sua vez, se desdobram em programas e ações executadas no território, que hoje compreende 434 municípios (399 do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul).

O histórico de atuação ambiental permitiu à Itaipu uma experiência em vários campos da sustentabilidade que viriam a compor a Agenda 2030, a partir de seu lançamento em 2015. A produção de energia limpa (ODS 7) e os cuidados com a água (ODS 6) estão no centro da atividade-fim da empresa: produzir eletricidade a partir da fonte hidro. E desempenham papel central na Agenda.

Água e energia estão diretamente relacionadas à promoção da saúde, à infraestrutura básica para os serviços de educação, à produção agropecuária sustentável, ao enfrentamento das mudanças climáticas, à conservação dos ecossistemas, à redução das desigualdades, entre outros objetivos. Portanto, não é por acaso que Itaipu apresenta contribuições, em menor ou maior grau, a todos os 17 ODS.

Essa experiência da empresa contribui com a criação da Rede Global de Soluções Sustentáveis em Água e Energia, uma parceria com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa), órgão da ONU que é responsável pelo acompanhamento mundial da implantação da Agenda 2030. Um dos principais objetivos é mostrar como essas soluções contribuem para atingir muitas das 169 metas que compõem a Agenda.

Outra contribuição importante da Itaipu para a Agenda 2030 está na parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a plataforma Oeste 2030, que permitiu uma radiografia sobre a situação de cada meta dos ODS em 28 municípios do Oeste do Paraná e um do Mato Grosso do Sul.

A Itaipu segue a metodologia GRI de produção do seu Relatório de Sustentabilidade, produzido anualmente. Nele, é possível conhecer as ações da Itaipu agrupadas pelas temáticas social, ambiental, governança e econômica, em linha com as práticas ESG. E as principais contribuições da Itaipu para a Agenda 2030, conforme a meta relacionada. Alguns destaques dessas contribuições são:

Meta 7.2: A empresa gera energia limpa e renovável, e é responsável pelo suprimento de 10% da eletricidade do Brasil e 90% do Paraguai, além de promover outras renováveis como biogás e solar;
Meta 6.4: Com a gestão hídrica, a empresa assegura o uso sustentável da água em seus múltiplos usos, e empreende ações para assegurar quantidade e quantidade desse recurso para o território;
Meta 15.1: A Itaipu conserva mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica e empreende esforços para a conservação de espécies de fauna ameaçadas de extinção;
Meta 10.1: A Itaipu promove ações voltadas à melhoria das condições de vida e geração de emprego e renda para famílias indígenas, catadores de recicláveis, agricultores familiares e pescadores artesanais, entre outros segmentos socialmente vulneráveis;
Meta 2.3: A Itaipu mantém uma rede de assistência técnica e apoio a cerca de 3.500 famílias de agricultores, com a promoção de técnicas sustentáveis para a produção de alimentos saudáveis;
Meta 13.1: Com 100 mil hectares de matas em torno do reservatório, a Itaipu adota uma solução baseada na natureza que proporciona infraestrutura verde, contribuindo para a resiliência e adaptação às mudanças climáticas.  

Agenda 2030

A Itaipu e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Itaipu segue princípios de desenvolvimento sustentável refletidos em suas ações e programas integrados para a promoção do bem-estar social, crescimento econômico e proteção ambiental, contribuindo para a prosperidade do Brasil e do Paraguai. Conheça as principais ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: