Água e solo

Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável

Para a Itaipu, os cuidados com água e solo na bacia hidrográfica são fundamentais para promover a segurança hídrica do reservatório e o desenvolvimento sustentável do território.

Gestão por Bacias Hidrográficas

As ações são planejadas respeitando a maneira como a natureza se configura em torno dos rios e demais cursos d’água em uma bacia hidrográfica. E, por isso, se concentram em um programa denominado Gestão por Bacias Hidrográficas.

Nas bacias, a saúde do rio é consequência direta das medidas adotadas para controlar o escoamento superficial e favorecer a infiltração de água no solo, prevenir a erosão e reduzir o aporte de sedimentos e nutrientes. Resulta também da manutenção da biodiversidade, assegurando a conectividade entre as diferentes microbacias.

As principais atividades desenvolvidas pelo programa podem ser divididas em três eixos:

Ações conservacionistas de água e solo

Execução de práticas mecânicas e culturais de conservação, tais como terraceamento agrícola; controle de voçorocas; adequação de estradas; construção de cercas para isolamento da mata ciliar; plantio de árvores; e proteção e recuperação de nascentes.

Saneamento rural

Execução de práticas de saneamento rural como a instalação de abastecedouros comunitários; coleta e destinação de embalagens de agrotóxicos; incentivo a coleta e apropriada destinação de resíduos orgânicos.

Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento

Apoio técnico e financeiro no desenvolvimento científico na área de uso, manejo e conservação de solos e água em bacias hidrográficas.

Para a gestão descentralizada dos recursos hídricos, a Itaipu trabalha com a comunidade em ações de educação ambiental, trazendo como resultado, dentre outros, a escolha das microbacias a serem trabalhadas, bem como o estabelecimento de prioridades de ação em cada uma delas. Os serviços são realizados mediante parcerias entre a Itaipu e prefeituras municipais.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

ODS 6