Ponte da Integração

A Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, deverá gerar um novo impulso de desenvolvimento nas áreas de fronteira, inclusive na Argentina, além possibilitar a conexão, futuramente, com o Chile e a Bolívia.

Reivindicada há pelo menos 30 anos, a nova ligação rodoviária irá encurtar as distâncias entre os centros de produção de bens e serviços, facilitará o transporte de cargas e pessoas, e gerarará benefícios para o turismo, potencializando as relações socioeconômicas entre os dois países.

Para a construção da nova ponte, a Itaipu e o Governo do Estado do Paraná firmaram convênios para o repasse dos recursos em 10 de maio de 2019. Ambos os convênios possuem como interveniente-anuente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e como unidade executora o  Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR).

A Ponte da Integração teve custo final da ordem de R$ 373 milhões, financiada pela margem brasileira da Itaipu Binacional. O convênio foi 100% executado com os últimos pagamentos e a prestação final de contas realizada em fevereiro de 2024. As obras civis da ponte foram entregues em outubro de 2023 e a iluminação cênica concluída em fevereiro de 2024. Já o acesso à ponte tem previsão de entrega final para novembro de 2025. Até o momento, foi executada cerca de 39,33% das obras de acesso.

Convênio da Segunda Ponte: 4500053643

  • Valor: US$79.241.114,00
  • Vigência: 40 meses
  • Empresa executora: Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec


Convênio Acesso e obras complementares: 4500053644

  • Valor: US$34.096.519,00
  • Vigência: 40 meses
  • Empresa executora: Consórcio Jota Ele-Planaterra-Iguatemi

"Nova ligação rodoviária irá encurtar as distâncias entre os centros de produção de bens e serviços, facilitará o transporte de cargas e pessoas, e gerarará benefícios para o turismo".

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

ODS 9

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