1. Home
  2. Sustentabilidade
  3. Ambiental
  4. Áreas Protegidas
  5. Corredor Ecológico Santa Maria

Corredor Ecológico Santa Maria

Conectando as áreas protegidas de Itaipu ao Parque Nacional do Iguaçu

O Corredor Ecológico Santa Maria é um dos projetos ambientais mais importantes para a preservação do meio ambiente no Oeste do Paraná. Trata-se do primeiro (e um dos poucos) corredores ecológicos estabelecidos no Brasil com força de lei.

Hectares
0
Microbacias
0

Corredor da biodiversidade

Com 976 hectares que somam remanescentes de áreas naturais, e outras regeneradas ou de proteção permanente em duas microbacias (as dos rios Apepu e Bonito), o Corredor Ecológico Santa Maria conecta o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) às áreas protegidas da Itaipu Binacional.

Ele se insere em um contexto ainda mais amplo, do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, que contempla o Parque Nacional da Ilha Grande, e do Corredor de Biodiversidade Trinacional, que abrange áreas de proteção no Paraguai e na província argentina de Misiones.

O corredor é resultado da atuação de diversas instituições locais, estaduais e federais que atuaram em parceria, juntamente a proprietários de terra que cederam parte de suas propriedades para o projeto.

A base para a formação do corredor foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Fazenda Santa Maria que, por sua vez, é o maior fragmento de mata nativa original da região, fora do PNI. A iniciativa dos proprietários da Fazenda Santa Maria para declarar essa área de 242 hectares como RPPN ocorreu ainda nos anos 1990. Desde 2017, a RPPN é gerida pelo Instituto Caminhos da Conservação.

A experiência do Corredor Ecológico Santa Maria não se restringe apenas à restauração florestal das áreas de preservação permanente, mas é um exemplo muito maior pelo processo de articulação interinstitucional e trabalho conjunto realizado, que pode inclusive ser replicado em outras bacias hidrográficas.

Além de proprietários rurais das microbacias e da Itaipu, o trabalho envolveu o Ministério Público Estadual, Instituto Água e Terra (IAT), Secretaria de Meio Ambiente do Paraná (Sema), Ibama, Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, Concessionária Ecocataratas, prefeituras de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Faculdade Anglo-Americano.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

ODS 15

Outros projetos e ações:

Refugio Biológico Bela Vista

Muito mais que um local de conservação da natureza, o RBV. Ele abriga diversas pesquisas e funciona como um espaço de educação para a sustentabilidade.

Saiba Mais

Faixa de Proteção

Conecta as reservas e refúgios em torno do reservatório, constituindo uma parte importante do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. A largura média é de 208 metros e a extensão alcança 2,9 mil km

Saiba Mais