Faixa de Proteção

Proteção do reservatório e conexão parques, reservas e refúgios

A Faixa de Proteção da Itaipu conecta as reservas e refúgios em torno do reservatório, constituindo uma parte importante do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. A largura média é de 208 metros, e a extensão alcança 2,9 mil km nas margens brasileira e paraguaia.

extensão
0 mil km
largura média
0 m

Segurança hídrica

Água em quantidade e qualidade para os múltiplos usos do reservatório:

Além de servir de suporte para a fauna e flora regionais, a Faixa de Proteção reduz a erosão, o assoreamento e a poluição do reservatório, pois se torna uma barreira contra as enxurradas e o vento. Assim, contribui para a segurança hídrica.

A gestão da Faixa de Proteção é realizada com diversos parceiros, incluindo os municípios Lindeiros, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio natural por meio do monitoramento, da sinalização e do relacionamento com a comunidade, entes públicos e privados, para evitar a caça e a pesca ilegais, ocupações irregulares, desmatamento e incêndios florestais.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

ODS 15

Outros projetos e ações:

Corredor Ecológico Santa Maria

Com 976 hectares que somam remanescentes de áreas naturais, e outras regeneradas ou de proteção permanente em duas microbacias, conecta o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) às áreas protegidas da Itaipu Binacional.

Saiba Mais

Refugio Biológico Bela Vista

Muito mais que um local de conservação da natureza, o RBV. Ele abriga diversas pesquisas e funciona como um espaço de educação para a sustentabilidade.

Saiba Mais